1976
Nasce em dezembro de 1976, a Venus Turística, empresa de Turismo e Fretamento sediada em Copacabana, no centro de convergência turística da cidade.
O Brasil encontrava-se em plena expansão econômica, o chamado “Milagre Brasileiro” não dava sinais de que iria esmorecer. Neste ambiente favorável a empresa fundada pelos irmãos Jupiara e Dirce Lima Ribeiro especializou-se no transporte de tripulação de companhias aéreas.
1978
A empresa, necessitando de maior espaço para abrigar a frota e escritório transfere a sede da empresa para a Rua Vinte e Quatro de Fevereiro em Bonsucesso.
Ingressa na sociedade Albano dos Santos Parente, que em 1984 se retiraria da sociedade para 17 anos mais tarde retornar à condição de sócio da Venus Turística.
A empresa já se destacava como uma das maiores operadoras de transporte de tripulação aeroviária da cidade.
1986
Desde o início dos anos oitenta, o Brasil vinha sofrendo com os resultados da crise no petróleo, a depressão econômica mundial e a dívida externa. Com o país em crise a empresa precisava de sangue novo para sobreviver aos tempos difíceis.
Em 1986, a empresa foi adquirida pelos atuais controladores da Breda Rio, renomada empresa de transporte turístico do Rio de Janeiro. A empresa transfere sua sede para a Rua João Torquato, em Bonsucesso.
Na procura por diversificação das suas atividades a Venus Turística dedica-se também à atividade de agência de turismo.
1987-1994
A depressiva realidade econômica nacional agravada pela inflação alta fez com que a Venus Turística reduzisse drasticamente suas atividades. A empresa detinha alguns poucos e antigos veículos em que operava serviços de excursões populares.
Àquela altura não se imaginava que a empresa se reergueria à altura das mais competitivas empresa do segmento. O futuro próspero brevemente chegaria pelas mão de um antigo sócio.
1995
Ingressam na sociedade, capitaneados pelo antigo sócio Albano dos Santos Parente, os controladores do grupo Santos Parente.
Os novos controladores transferem a sede da empresa para a Rua Upiara em Bento Ribeiro, no subúrbio do Rio de Janeiro.
1996
Após a aquisição, transferência de sede e planejamento cuidadoso a Venus Turística recebe importantes investimentos em frota, a empresa adquire seus primeiros veículos super-luxo, dotados de ar-condicionado, tv, vídeo, geladeira, cafeteira, banheiro e etc.
Esses investimentos foram o passaporte para a empresa reintegrar o primeiro time das empresas que prestam serviços de transporte turístico de luxo na cidade.
Ainda neste ano a Venus Turística absorve as atividades de outra empresa do grupo, a Parent´s Tour Ltda, especializada no transporte escolar. Para tanto a Vênus adquiriu 20 ônibus escolares zero-quilômetro, tornando-se a operadora de transporte escolar com a melhor e mais nova frota da cidade.
1997
Em agosto de 1997 mudamos novamente de endereço, mas desta vez em grande estilo.
A nova e moderna sede, no bairro de Jacarepaguá/Taquara, com área útil de 15.000 m², conta com um confortável edifício-sede, galpões, ilha de abastecimento e lavagem e etc. Foram adquiridos equipamentos de última geração e ferramental.
Contratamos mão-de-obra especializada, necessária à nova realidade da empresa.
A estrutura moderna e confortável aponta para um futuro ainda mais promissor para a empresa. Aqui já estava semente do projeto projeto Venus Turística do século 21.
1998
Já estabelecida na área de turismo de luxo a Venus Turística se lança em outro segmento da área de transporte, o transporte condominial de luxo. Esse tipo de serviço de transporte concentra-se basicamente na zona oeste da cidade, exatamente a região onde a empresa se instalara um ano antes.
A localização privilegiada da empresa aliada a uma estrutura moderna, transparente e enxuta levou à operação do maior contrato de fretamento para condomínio da cidade.
Para o início dessa nova frente de serviços a empresa adquiriu uma frota inteira de ônibus rodoviários novos, todos equipados com o que havia de mais moderno, elevando substancialmente o grau de satisfação dos clientes.
Neste mesmo ano seguiram-se também investimentos em microônibus turísticos, equipados também com a configuração super luxo.
1999
Apesar das turbulências causadas pela desvalorização do real frente ao dólar a empresa consegue sair ilesa da crise. Suas obrigações em dólar não eram relevantes e não afetaria a empresa. Mas o mercado sofreu as conseqüências.
Em meio a esta crise a Venus Turística adquire mais veículos e assina um novo contrato de transporte condominial.
2000
Este ano foi de crescimento econômico apesar da ameaça de uma forte crise no setor de energia. O segmento de transporte, atento à realidade econômica e às más previsões para o ano seguinte passou por um período de poucos negócios.
A Venus Turística, aproveitou a calmaria e aprimorou sua organização administrativa.
Vários programas de gestão foram implantados. Treinamento, desenvolvimento de softwares, modernização do parque de informática e etc.
Ainda neste ano a empresa resolvera dar mais um passo rumo à diversificação de suas atividades, o fretamento executivo para grandes empresas, mas este projeto somente fora concretizado no ano seguinte.
2001
A triste realidade da crise energética, o “apagão”, aliado às expectativas de baixo crescimento da economia para aquele ano não contribuíram para a concretização de novos negócios.
Mesmo assim a Venus Turística ganha, através de concorrência, o direito de explorar o serviço de fretamento executivo de uma grande empresa multinacional do ramo da alta tecnologia. É a primeira experiência da empresa neste segmento.
Não demorou muito e o cliente percebera nosso diferencial: frota nova e moderna, pontualidade e qualidade na prestação do serviço. Tudo somado garantiu a nossa permanência no serviço até os dias de hoje.
A crise energética passou, mas no ano seguinte os brasileiros sentiriam os efeitos da eleição que se tornara um marco para a nossa história. O Brasil mostrava ao mundo um exemplo de transição democrática. “Agora é Lula”!
2002
Neste ano nos consolidamos como uma das melhores empresas de fretamento do Rio de Janeiro. A ostentação de altos índices de satisfação dos clientes tornou a Venus Turística referência no segmento.
Mas nem tudo ia bem, o transporte escolar sofria os efeitos da queda das famílias e nossos clientes, as escolas, nos deram um novo desafio: Inovar para não perder o negócio.
Reagimos e propomos elevar o transporte escolar à um novo patamar. Adquirimos novos microônibus, todos com ar-condicionado, TV, vídeo e poltronas confortáves.
Essa ousada iniciativa fez com que a expectativa de encerramento das atividades de transporte escolar não se confirmasse, nossos clientes gostaram das mudanças, e os pais e mestres aprovaram nós continuamos nosso trabalho.
Ao final desse ano o Brasil consolidou a sua democracia com a eleição de um presi- dente-operário de esquerda, mas os efeitos dessa consolidação foram economicamente negativos e os primeiros meses do ano seguinte seriam difíceis.
2003
As especulações em torno da eleição presidencial de 2002 fizeram surgir a inflação e o aumento do dólar. O setor de transporte sofreu com o aumento dos custos causados pela alta de preços, em reais, dos insumos e dos bens de capital, causados pelo aumento do dólar.
Passado o susto no primeiro e segundo trimestres deste ano o Brasil já iniciava o que o próprio presidente chamaria de ” o espetáculo do crescimento”. A empresa renovou parte da frota, mantendo-se atualizada e ponta para os novos desafios.
Os processos de renovação contratuais foram habilmente conduzidos e a empresa manteve intacta sua carteira de clientes, um bom resultado nesses dias de concorrência acirrada e nem sempre leal.
2004
Neste ano a empresa Iniciou os trabalhos para obtenção da certificação ISO 9001 e licenciamento ambiental seguindo as normas do CONAMA .
A certificação ISSO 9001 ficou para o ano de 2005, mas obtivemos o licenciamento ambiental no final deste ano.
Os investimentos em frota, treinamento e novas tecnologias continuaram norteando as decisões da empresa. Parcerias com novos fornecedores e estreitamos as relações com nossos clientes culminaram em melhores condições negociais, beneficiando nossos clientes, fornecedores e colaboradores.
2007
Em virtude das mudanças do perfil do mercado de transporte escolar, a Venus Turistica deixou de operar esse tipo de serviço e concentrou-se no fortalecimento de sua área de turismo rodoviário interestadual, intermunicipal e receptivo.
Desde 2007 houve grande ampliação dos investimentos na frota turística, praticamente dobrando o número de veículos até os dias atuais.
A gama de veículos aumento quantitativamente e qualitativamente, adicionamos ao portfólio veículos com acabamento premium, com telas LCD, duas geladeiras, comissária completa e todas as recentes inovações disponíveis.
DIAS ATUAIS
Nesse período de grandes mudanças para o Rio de Janeiro, com melhorias na infra-estrutura urbana e grandes eventos de classe mundial somado ao crescimento econômico já consolidado não só na cidade, no estado, mas em todo o país, a Venus Turística espera poder fazer parte desse sucesso que nossa cidade está experimentando e melhorar seus serviços a fim de colaborar para que nossa cidade continue sendo chamada de MARAVILHOSA.